Você já se perguntou como funciona o processo de avaliação da banca avaliadora de uma premiação como o PIEC? Não precisa nem pensar, nesse post a gente conta pra você.

O PIEC e os 7 protocolos de conformidade
O PIEC é um prêmio com aspirações gigantes e sabe que para alcançar objetivos ambiciosos é necessário inspirar confiança em estudantes, professores, pais e gestores escolares e retribuir essa confiança com o maior cuidado com as informações que nos são confiadas.
Outra preocupação intensa da benV 360, criadora e realizadora, durante todo o processo de desenvolvimento e execução do prêmio PIEC é com a justiça nas avaliações e isenção dos jurados, com um olhar exclusivo para as características dos projetos. Afinal, quando alguém se empenha para participar de um concurso, o mínimo que essa pessoa merece é que seu trabalho seja avaliado criteriosamente e com o máximo de isenção possível.
Para entregar a melhor segurança possível para o atual estágio evolutivo do PIEC e garantir um sistema de avaliação justo, várias medidas são adotadas, conforme listado abaixo:
1. Apresentação anônima:
Os projetos são apresentados sem os dados de identificação dos estudantes. Os vídeos, eventualmente revelam informações sobre a escola e os estudantes, porém, a descrição dos projetos, que realmente baseiam as decisões dos jurados, não citam dados dos inscritos;
2. Notas compostas:
Buscando equilíbrio e isonomia, o prêmio PIEC conta com a parceria do Instituto Sua Ciência, que convida acadêmicos e especialistas, de áreas distintas, para avaliarem os projetos inscritos. É a composição dessas notas que forma a pontuação final dos projetos, reduzindo o impacto dos vieses dos jurados, quando se diluem na nota dos demais jurados;
3. Anonimato dos jurados:
O anonimato é regra. Além de os nomes dos jurados serem mantidos sob sigilo até a divulgação dos projetos vencedores, esse segredo também alcança os próprios jurados, que não sabem quem são os colegas de júri;
4. Individualização e loteamento dos espaços de avaliação:
As notas de cada jurado são atribuídas em um ambiente virtual protegido por “login” e “senha” e, por isso, um jurado não possui acesso às notas atribuídas pelos outros. Evitando possíveis influências entre os próprios jurados.
Nessa edição, graças ao apoio fundamental do Instituto Sua Ciência, foram convidados 20 acadêmicos que julgarão lotes de projetos. Cada lote terá 20 projetos a serem avaliados por dois jurados, que também não sabem quem é o seu “par de avaliação”. Por isso, a classificação final dos projetos, é uma incerteza inclusive para os jurados que os avaliaram.
O PIEC funciona melhor com os jurados julgando individualmente, baseado em suas próprias percepções e bagagem.
5. Isolamento de plataformas:
Enquanto os projetos são inscritos em uma plataforma, os jurados fazem seu trabalho e atribuem notas em uma plataforma independente, com endereço desconhecido pelo grande público. Proporcionando mais segurança e sigilo sobre as notas, até a data de divulgação dos vencedores.
6. Sistema de pesos ocultos:
Todas as notas atribuídas pelos jurados em cada um dos 8 critérios, para cada projeto, formam uma nota composta. Essa nota composta, por sua vez, é submetida a aplicações de pesos distintos, em valores mantidos sob sigilo até o final do período de avaliação. Isolando, dessa forma, qualquer dúvida sobre a mínima possibilidade de orquestração dos resultados.
7. Protocolos de testagem dos processos:
Todas as plataformas foram testadas à exaustão, tentando antecipar algumas possibilidades de erros, falhas, quedas, sobrecarga, invasão, sabotagem etc. Foram mais de 25 etapas de testagem, algumas delas, com mais de 160 parâmetros revisados, entre testes de funções básicas, verificação de criptografia, registro, exibição, conexão e alteração de votos.
Além de todas as medidas listadas acima, tentando prever e evitar falhas, a precaução também esteve presente e são realizados recorrentes downloads de backups dos bancos de dados sensíveis. Dessa forma, caso o imponderável ocorra, as informações e notas coletadas estarão parcialmente protegidas em múltiplas cópias. O cuidado é efetivo e redundâncias tornam todo o processo mais seguro e por isso, até hoje, nunca houve intercorrências nas edições anteriores.
O sistema do prêmio PIEC, apesar de todos os esforços, não é perfeito, não é a melhor versão possível e exatamente por isso não é definitivo, passando por aprimoramentos a cada edição, sendo funcional, viável, seguro, prático e isonômico. E sempre em constante evolução.
Nós não temos dúvidas de que todo o sistema que envolve e organiza o funcionamento do PIEC será muito melhor nas próximas edições, afinal, a benV 360 trabalha incansavelmente para que melhorias aconteçam. Mas o fato importante aqui é que o prêmio PIEC está assentado sobre uma estrutura organizacional e tecnológica robusta e confiável.
Conheça mais sobre o Prêmio PIEC navegando por nosso blog, ou, através dos registros das edições anteriores.
Comments