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Flávia Twardowski, a EDUCADORA INSPIRADORA DE 2022

O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico está construindo, desde sua primeira edição, uma tradição que considera muito importante: A tradição de reconhecer os professores que carregam em si o dom e o preparo de conquistar a atenção e o interesse dos estudantes pela busca por conhecimento.

Flávia Twardowski, a EDUCADORA INSPIRADORA DE 2022. FOTO: Divulgação 2º PIEC / Arquivo Pessoal Flávia Twardowski.

Reconhecer um educador, é sempre mais difícil do que reconhecer um projeto, afinal, para reconhecer os projetos, contamos com um júri acadêmico especialista que avalia os projetos em 08 (oito) critérios técnicos, dando total segurança para a organização do prêmio reconhecer os projetos com as melhores notas. Porém, reconhecer um talento um tanto abstrato, como o talento de ensinar e – principalmente –, INSPIRAR os estudantes, é uma tarefa um tanto quanto mais difícil.


Apenas nessa 2ª edição, 76 professoras e 63 professores orientaram os 165 projetos inscritos; 139 candidatos a um prêmio, para lá de especial, que dá projeção e reconhecimento nacional para um ou uma profissional da educação.


Entretanto, apesar de ser uma tarefa árdua, há de se reconhecer que o comitê organizador tem tido sorte. Se na primeira edição foi fácil escolher a professora Dionéia Schauren, de Toledo – PR, que mesmo com todas as dificuldades de financiamento, inerentes à estrutura da educação pública no Brasil, consegue inspirar seus estudantes através de um clube de ciências e inscrever nada a menos que 10 projetos científicos logo na primeira edição, incluindo dois em posições de destaque no TOP 10 da 1ª edição; esse ano também não foi difícil escolher a Educadora Inspiradora do Ano, a Professora Flávia Santos Twardowski Pinto.


Professora Dionéia Schauren, Educadora Inspiradora da 1ª edição do PIEC (2021), recebendo o prêmio das mãos do cientista e idealizador do prêmio Gabriel Estevam Domingos.

Na 2ª edição do PIEC, a professora Flávia enfrentou concorrentes de peso. Professores de instituições com tanta ou mais estrutura de ensino e pesquisa que o Instituto Federal, onde a professora leciona; professores de outros campi do Instituto Federal e professores muito aplicados, com uma grande capacidade de inspirar a prática científica em seus estudantes, como a própria Dionéia Schauren, vencedora da primeira edição e que na 2ª edição participou com nada menos do que 13 projetos orientados; mesmo assim, pode-se dizer que a escolha não foi tão difícil.


Para começar, vamos pelo caminho mais óbvio e direto: A professora Flávia participou da segunda edição do PIEC inscrita como orientadora de 3 projetos muito maduros e bem estruturados; desses 3 projetos, 2 foram finalistas e mais do que isso, os dois juntos faturaram TODAS as categorias técnicas: O projeto “FIDERE: App Mobile voltado à Economia Circular de brechós brasileiros“ venceu a categoria Nova Realidade e o projeto “Desenvolvimento De Celulose Bacteriana Produzida A Partir De Resíduos Do Processamento Da Uva” venceu as categorias “Futuro Brilhante” e “Consciência Circular”.


Professora Flávia Twardowski e a estudante Laura Drebes, recebendo de Gabriel Estevam, o idealizador do prêmio, os prêmios pelo projeto "BioStretch", campeão na categoria "Consciência Circular" da 1ª edição do PIEC (2021).

Obviamente, apesar de ser um argumento muito sólido em favor da professora Flávia, o processo de escolha não pode ser tão banal e frio como a lista de classificação de um vestibular. A professora Flávia possui um vasto histórico de inspiração e orientação dos projetos de pesquisa, com ótima aplicação conceitual, apresentados por seus orientandos e isso pesa muito a seu favor.


Vale Ressaltar, por exemplo, que, na primeira edição do PIEC, a professora Flávia foi a professora orientadora do projeto “BioStretch: Plástico Biodegradável” à base de rejeitos da indústria nutracêutica, desenvolvido pela estudante Laura Drebes.


Camily Pereira e Laura Drebes recebendo o "Prêmio Jovem da Água de Estocolmo", diretamente das mãos da Princesa Vitória da Suécia. FOTO: Reprodução "Prêmio Jovem da Água de Estocolmo"

Ainda no decorrer de 2022, em um passo evolutivo do projeto que premiou Laura Drebes na 1ª edição do PIEC, o BioStretch foi empregado na construção de um absorvente ecologicamente sustentável, os “SustainPads”, com um baixíssimo custo de produção, capaz de combater a pobreza menstrual. Com esse projeto, realizado pelas estudantes Camily Pereira e Laura Drebes, Flávia Twardowski foi orientadora de mais um projeto premiado, dessa vez em Estocolmo, com direito ao prêmio “Stockholm Junior Water Prize” (SJWP-SIWI) – Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – recebido das mãos da Princesa Vitória da Suécia.


Camily Pereira, professora Flávia Twardowski e Laura Drebes na cerimônia do "Prêmio Jovem da Água de Estocolmo". FOTO: Reprodução IFRS-Osório.

Em um período de dois anos, ganhar um prêmio pode ser por acaso; dois prêmios pode ser coincidência; três prêmios é um indício muito claro de capacidade técnica..., mas 5 prêmios, com 3 deles conquistados apenas na 2ª edição do PIEC, tendo ocupado com dois projetos, a 1ª e 2ª classificação em todas as categorias da segunda edição do PIEC... a conclusão é que esse trabalho é a fotografia mais nítida da excelência profissional na educação científica do ensino básico. É a capacidade de ensinar, orientar e inspirar no estado da arte (e da ciência)!


Difícil mesmo nessa edição foi encontrar palavras à altura das realizações da Professora Flávia Twardowski, para homenagear e agradecer à sua dedicação e contribuição à educação científica brasileira. Por isso, esperamos que essa premiação seja capaz de fazê-la sentir, em emoção, pelo menos uma fração de tudo que o seu trabalho representa para seus orientandos e para a sociedade.


Parabéns, Professora Flávia Santos Twardowski Pinto, “Educadora Inspiradora de 2022”.

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